Autoestima - O que é e como afeta a sua vida?
- Psicóloga Jéssica Nunes
- 7 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

Já parou para pensar sobre a opinião e a percepção que você tem de si mesmo(a)? Essa percepção é positiva ou negativa? Você se critica frequentemente? Sente-se pouco confiante ou incapaz de alcançar o que deseja? Tem dificuldade em aceitar quem você é?
Se a sua resposta foi sim, é possível que sua autoestima esteja baixa e que seu relacionamento consigo mesmo(a) não esteja indo bem.
A autoestima diz respeito aos pensamentos e sentimentos que você tem sobre si mesmo(a). É o quanto você se estima e se gosta. Ela pode ser positiva ou negativa e envolve aspectos como:
- *Autoimagem*: Como você percebe seu corpo e sua aparência.
- *Autoconceito*: A opinião que você tem sobre si mesmo(a).
- *Autoconfiança*: O quanto você confia em si mesmo(a).
- *Autoaceitação*: O quanto você se aceita.
- *Autoeficácia*: O quanto você acredita em suas próprias capacidades.
- *Autovalorização e autorespeito*: O quanto você se valoriza e se respeita.
Se algum desses aspectos estiver fragilizado, sua autoestima também estará. Portanto, ter uma autoestima saudável ajuda você a ter uma atitude positiva e ativa diante das oportunidades da vida.
### Como a autoestima influencia sua vida
A autoestima influencia todas as áreas da sua vida de forma positiva ou negativa. Por exemplo:

- *Na vida pessoal*:
A maneira como você se trata, se motiva, se valoriza e se respeita como pessoa, se sente merecedor(a) de conquistas, se aceita como é e busca crescimento pessoal.

- *Na vida profissional*:
O quanto você acredita ser capaz de realizar suas atividades profissionais, como lida com críticas de colegas ou superiores, como se vê em relação aos colegas (inferior, igual ou superior), nas suas realizações profissionais, vida financeira e projetos futuros.

- *No relacionamento amoroso*:
O quanto você se sente seguro(a), merecedor(a) de ser amado(a), capaz e confiante ao lado de alguém especial, sem se sentir inferior no relacionamento. Na baixa autoestima, sentimentos como insegurança, ciúmes, vitimização e inferiorização são comuns, e a felicidade é colocada nas mãos do outro.

- *Na qualidade de vida*:
A forma como você vive o lazer, cuida da saúde física e emocional e busca ser feliz.
Portanto, gostar de si mesmo(a), se autovalorizar e se respeitar é crucial, pois esses são fatores determinantes na sua relação com outras pessoas e consigo mesmo(a), especialmente hoje em dia, com tanta informação sobre a "beleza e o corpo ideal".
### Reflexão
Agora, pare um pouco e reflita:
- Como está a sua autoestima?
- Sua autoestima está interferindo em alguma área da sua vida?
### Como melhorar a sua autoestima
Se você quer trabalhar sua autoestima, o primeiro passo é buscar o autoconhecimento, pois ele é fundamental para você olhar para dentro de si e conhecer:
- Suas capacidades e limitações;
- Seus pontos positivos e negativos;
- Desenvolver autoconfiança e acreditar mais em você;
- Desenvolver amor próprio;
- Entender como as situações o(a) afetam para melhor lidar com elas;
- E fortalecer sua autoestima.
Através do autoconhecimento, você poderá desconstruir conceitos negativos e reconstruir novas formas de se ver e se perceber. Depois, é só aproveitar e ser feliz.
Um grande abraço
Psicóloga Jéssica Nunes