Todo mundo já se sentiu triste. A tristeza faz parte do nosso repertório emocional. Mas quando falamos de depressão, a situação é diferente.
A depressão não é uma simples reação emocional, mas sim um transtorno psicológico.
Hoje em dia, muitas pessoas dizem estar “deprimidas” quando, na verdade, estão passando por um momento ruim e estão apenas tristes.
A depressão é um transtorno mental que requer o cumprimento de vários critérios acordados pela comunidade científica internacional para ser diagnosticada.
Ficar triste é normal
Tristeza ou mau humor é um dos sintomas mais frequentes da depressão, mas nem toda tristeza é sinônimo de depressão.
A tristeza é uma reação normal a uma perda, como o fim de um relacionamento, a morte de um ente querido, ficar desempregado, ou ter que desistir de certos projetos futuros.
No entanto, a tristeza geralmente é temporária, não afeta a vida diária tanto quanto a depressão e não produz as mesmas mudanças bioquímicas e estruturais no cérebro.
Por outro lado, se uma pessoa passa por um momento particularmente triste e também tem outros fatores de risco, como predisposição genética, solidão, pouco apoio social ou altos níveis de estresse, a tristeza pode se transformar em uma bola de neve e evoluir para um caso de depressão.
A depressão nos impede de sentir prazer. Faz com que vejamos o futuro de maneira pessimista e, em casos extremos, leva a pensamentos sobre o fim da vida como uma alternativa ao sofrimento, um passo perigoso para o suicídio.
Diferenças entre tristeza e depressão
Você se sente muito triste ou deprimido? Embora a tristeza seja parte da depressão, é importante diferenciar os dois termos, pois cada situação exige tratamentos diferentes. Uma pessoa muito triste pode dizer que está deprimida, mas pode se tratar de um estado emocional temporário causado por um motivo específico.
A diferença entre tristeza e depressão é basicamente a seguinte:
- A tristeza é um estado transitório que surge em resposta a situações dolorosas, como rejeição, decepção, perda de um ente querido ou doença.
- A depressão é um distúrbio psicológico caracterizado por uma tristeza profunda e duradoura, que torna a pessoa incapaz de sentir prazer ou realizar suas atividades diárias. Os sintomas incluem falta de energia, dificuldade de concentração, distúrbios do sono, sentimentos de vazio e desesperança.
Todos nós experimentamos a tristeza em algum momento da vida, mas nem todas as pessoas terão depressão. A depressão requer tratamento, enquanto a tristeza não.
Uma vez que entendemos a diferença entre tristeza e depressão, é importante discutir o tratamento do distúrbio.
As pessoas que sofrem de depressão devem procurar um terapeuta. O tratamento mais adequado é a psicoterapia, especialmente a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC).
O objetivo da TCC é aliviar e reduzir os sintomas da depressão, permitindo que a pessoa retome suas atividades diárias e melhore seu bem-estar emocional.
Na TCC, são trabalhados pensamentos irracionais e negativos, que são substituídos por outros mais objetivos e positivos por meio da reestruturação cognitiva.
Também são realizados exercícios de ativação, nos quais o paciente é incentivado a realizar atividades físicas que lhe agradem. Esses exercícios fornecem ferramentas para lidar com possíveis recaídas.
A TCC também melhora a autoestima e aborda questões específicas que causam conflitos.
Um grande abraço.
Psicóloga Jéssica Nunes