top of page
Foto do escritorPsicóloga Jéssica Nunes

Leitura Mental: Você sabe o que o outro pensa?

Pensamento
Pensamento

Você acha que consegue saber o que as outras pessoas estão pensando? Ou o que elas podem pensar a seu respeito? Quando temos a tendência de ler os pensamentos dos outros, geralmente presumimos coisas negativas sobre nós mesmos. Por isso, gostaria de compartilhar a história do homem e o martelo. Afinal, quem nunca imaginou o que outra pessoa poderia estar pensando? Esta pequena história pode nos ensinar muito, confira:


Histórias que criamos
Histórias que criamos

*A HISTÓRIA DO MARTELO*


Um homem queria pendurar um quadro. Ele já tinha o prego, mas faltava o martelo. O vizinho tinha um, e o homem resolveu ir pedi-lo emprestado.


Mas ele começou a ter dúvidas:

"E se o vizinho não quiser me emprestar o martelo? Ontem ele me cumprimentou meio secamente. Talvez estivesse com pressa. Mas isso deve ser só uma desculpa. Ele deve ter algo contra mim. Mas por quê? Eu não fiz nada! Ele deve estar imaginando coisas. Se alguém me pedisse uma ferramenta, eu a emprestaria imediatamente. Por que ele não quer me emprestar o martelo? Como alguém pode recusar um favor tão simples? Gente assim só complica a nossa vida. Ele deve pensar que eu dependo dele só porque ele tem um martelo. Mas chega!"


Então ele correu até o apartamento do vizinho, tocou a campainha, e o vizinho abriu a porta. Mas antes que pudesse dizer "Bom dia", o homem gritou:

"Pode ficar com o seu martelo, seu imbecil!"

 

Pense bem: Isso já aconteceu ou acontece frequentemente com você? Se sua resposta for sim, saiba que esse pensamento é comum. Na Terapia Cognitivo-Comportamental, isso é considerado uma distorção cognitiva chamada leitura mental, que pode prejudicar seu julgamento e causar sofrimento psíquico quando ocorre frequentemente.


*Leitura Mental*

Consiste em acreditar que você sabe o que as pessoas estão pensando, sem ter evidências suficientes, e não considerar outras possibilidades. Na história do homem e o martelo, isso fica evidente: ele queria pendurar um quadro, mas seus pensamentos foram tão além da realidade que suas ações se basearam em suposições infundadas.


Esse erro de pensamento pode gerar: insegurança, dificuldade nas decisões, baixa autoestima e anulação de si mesmo, pois a pessoa está sempre imaginando o que se passa na cabeça dos outros, geralmente de forma negativa.


*Como Aprendemos a Leitura Mental*

Podemos aprender a leitura mental na infância ou adolescência, com frases cotidianas não intencionais dos pais, mas repetidas vezes, por exemplo:

"Pare de chorar, senão aquele menino pode pensar que você é um chorão."


Outra forma é quando imaginamos o que outra pessoa está pensando e isso acaba por se confirmar, reforçando a leitura mental em outras situações.


*3 Dicas para Lidar com a Leitura Mental:*

1. Busque alternativas para o que você está vendo e pensando/supondo.

2. Considere que suas suposições podem estar erradas.

3. Pergunte a outra pessoa se o que você está concluindo condiz com a realidade.


Pensamentos não são fatos, são apenas pensamentos. Quando consideramos nossos pensamentos como fatos, sem questioná-los, agimos e nos sentimos conforme pensamos. Se o homem da história tivesse parado para refletir se seus pensamentos eram verdadeiros, provavelmente o desfecho seria outro.


Existem outros tipos de distorções cognitivas que podem gerar emoções negativas. Se você frequentemente imagina o que as outras pessoas estão pensando e isso lhe causa sofrimento, busque ajuda de um profissional. Na Terapia Cognitivo-Comportamental, você aprende a lidar e manejar essa e outras distorções do pensamento que podem prejudicar seu julgamento.


Um abraço.

Psicóloga Jéssica Nunes




bottom of page