Quantas vezes você considerou seus pensamentos como fatos indiscutíveis, apenas para perceber depois que deixou de lado outros pontos importantes? É curioso como nossas ações se baseiam no que pensamos no momento, e não examinar a situação como um todo pode levar a comportamentos desastrosos e resultados ruins.
Vamos falar sobre um tópico da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental: Pensamentos X Fatos.
Frequentemente, quando estamos com raiva, tristes, ansiosos, preocupados ou com medo, corremos o risco de tratar nossos pensamentos como fatos. Acreditamos tão fortemente no que estamos pensando naquele momento que não percebemos que nossas ideias podem ser apenas hipóteses.
### Pensamento versus Fatos
Pensar que seu marido está te traindo porque chega tarde em casa, sem considerar outros possíveis fatores, pode fazer com que você mude seu comportamento e sentimentos em relação a ele. Por outro lado, lembrar que ele tem falado sobre estar sobrecarregado no trabalho, que pode estar preso no trânsito e que sempre foi fiel, permite outras interpretações.
Acreditar que você não vai passar no vestibular, ignorando o fato de que tem estudado muito, pode desmotivá-lo e fazer com que você estude menos. O oposto também é verdadeiro: considerar seu esforço nos últimos meses pode aumentar sua motivação e enfraquecer o pensamento inicial negativo.
Só porque você acredita que algo seja verdade, não significa que seja realmente verdade.
### Como os pensamentos te influenciam
Os pensamentos que temos diariamente são hipóteses, ideias, perspectivas ou até adivinhações. Podem ser verdadeiros (fatos) ou falsos (ideias). Tratá-los como verdades absolutas sem antes examinar os possíveis fatos pode causar grandes problemas.
Os pensamentos motivam nossos comportamentos e influenciam diretamente nossas emoções. Você se sente e se comporta de acordo com seus pensamentos. Portanto, vale a pena refletir sobre o que você tem pensado e como tem tratado esses pensamentos: como verdades incontestáveis ou considerando outros fatos possíveis. Isso faz toda a diferença.
### Dicas para identificar pensamentos e fatos
Geralmente, os pensamentos considerados como fatos são negativos, intensificados por emoções como raiva, tristeza, ansiedade e medo. Essas situações podem dificultar a consideração de outros fatos possíveis. Uma boa dica é:
1. Sempre exercite considerar outros fatos possíveis diante de um pensamento ou convicção.
2. Pergunte a si mesmo: “Quantas pessoas concordariam comigo sobre esse pensamento?” Tente ser imparcial, buscando fatos com os quais outras pessoas concordariam unanimemente.
Fazendo isso, você verá a situação de forma mais ampla e perceberá que pensamentos são apenas pensamentos e podem ser verdadeiros ou fruto de uma ideia diante de uma situação vivida.
Se você perceber que isso ocorre frequentemente e é difícil lidar com esses pensamentos, busque fazer psicoterapia para aprender a lidar melhor com eles.
Um abraço.
Psicóloga Jéssica Nunes